Simpósio de Educação Musical Especial

logo2col

O Simpósio de Educação Musical Especial é um evento que ocorre anualmente e tem por objetivo reunir profissionais da área musical, médica e pedagógica para debaterem assuntos relacionados à deficiência e inclusão em relação à educação musical.

A inciativa e organização desse evento, ocorreu em 2004, através das professoras Viviane Louro e Lisbeth Soares, ambas envolvidas com a pesquisa e prática da temática deficiência e educação musical;

Além da Fundação das Artes (2004 e 2005), o Simpósio já foi realizado no Espaço de Acesso (2006), na FEFISA (2007), na SóArte (2008 e 2009) e na Unesp (2010) e na EMPEM – Piracicaba em 2011. Em 2010 também, contou com uma versão itinerante em Maceió- AL, a convite do Coretfall, realizado com verba do Proac, no qual se repetiu em 2014. Em 2015, foi realizado em parceria com o Congresso CAEM.

O evento já contou com a participação de profissionais de instituições de destaque como UNIFESP, USP, UnB, UNICAMP, UFSCar, Escola Paulista de Medicina (EPM), Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), FMU, Faculdade de Medicina ABC, APAE, Fundação das Artes de São Caetano do Sul (FASCS), Associação para Valorização de Promoção de Excepcionais (AVAPE), Faculdade de Artes Alcântara Machado (FAAM), Fundação Anne Sullivan (SCS), Instituto de Cegos Padre Chico, Espaço de Acesso, SESC, dentre outras, trazendo temas atuais e relevantes, com a intenção de mesclar momentos de discussões teóricas com vivências, proporcionando aos palestrantes e participantes momentos de trocas e de novas aprendizagens.

Outra preocupação sempre presente é a de valorizar grupos artísticos com pessoas com deficiência, através de apresentações inseridas na programação do evento. No decorrer destes anos, as apresentações foram bem diversificadas e permitiram ao público participante o contato com grupos de excelente qualidade, tais como o coral cênico Cidadãos Cantantes, o grupo cênico-musical Trupe do Trapo e a Cia de dança de cadeiras de Rodas Andres Passarelli.

Desde 2007, o evento conta com publicação digital, de seus anais, com textos dos palestrantes e dos trabalhos apresentados, o que fortalece seu caráter científico e colabora para a divulgação das pesquisas atuais sobre o tema no meio acadêmico.

 

ABAIXO OS ANAIS (REVISTA ELETRÔNICA), NA ÍNTEGRA, DOS ANOS DE 2007 E 2008:

Revista eletrônica Simposio_2007_integra

Revista eletrônica Simposio_2008_integra

 

76 comentários em “Simpósio de Educação Musical Especial

  1. Gostaria de saber endereço, datas e inscrição. Por favor me avisem. Em grupo haverá desconto? Tem alguma informação de hospedagem próximo ao local do evento?

    1. Todas essas informações estarão no site…para grupos não tem desconto, mas o valor será baixo e terão vários tipos de valores diferentes. No site teremos informações sobre hotéis na região. Em breve atualizaremos tudo.

    1. Olá…o local será em OSASCO – SP. Os valores estarão em breve no site, o pagamento poderá ser à vista ou em duas vezes através de depósito na conta do evento.

  2. Olá,meu nome é joão jr.trbalho na apae de são paulo com pessoas que tem deficiência intelectual.Criamos a Cia Bando do Sussego,musica,dança,artes plásticas,gostaríamos de participar do evento, como faço?meu e mail é joao.potiguar@yahoo.com.br ou facebook bando do sussego. abraços

  3. Olá…
    Me inscrevi no Simpósio, sou de Salvador e não conheço Maceió…
    Voces teriam alguns lugares conveniados para hospedagem durante o simpósio?
    Não conheço Maceió e gostaria de alguma boa indicação a preço acessível…
    Agradeço as informações

  4. Gostaria de saber se vai ter certificado no final para quem participou??? É que teremos aula na faculdade na sexta e no sábado, mas as professoras disseram que se levarmos o certificado ela abona as faltas. Grata, Mariana.

  5. Eu gostaria de saber se haverá algum outro Simpósio, curso ou palestra voltado a Educação Especial, pois tenho aqui em minha cidade uma equipe de profissionais interessados em participar.

  6. Olá! Adorei a temática que será mencionada no simpósio. Gostaria de saber se é gratuito ou pago ? E a localização do evento para eu me programar. Como será aqui em SP gostaria de participar . Grata

    1. Olá, será gratuito e todas as informações serão colocadas até segunda feira no site. Mas já adiantando será na região da Vila Mariana em SP. Te esperamos por lá

  7. já fiz inscrição pelo site e recebi confirmação pelo email qual proximo passo, tem algum comprovante para apresentar na dia?
    e este evento é gratuito?
    obrigada

    1. Olá…infelizmente as inscrições para o evento se encerraram, mas temos vagas para duas oficinas ainda: sobre deficiência visual e sobre tecnologia e adaptações para aulas de música….se você tiver interesse entre em contato pelo e-mail: viviane_louro@uol.com.br

  8. Boa noite, gostaria de saber o horário do segundo encontro de educação musical e inclusão, que acontecerá nos dias 21 á 25 de novembro de 2016. obrigada .

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s