Música e Autismo – UNIFESP

PESQUISA JÁ EM FASE DE ANÁLISE DOS DADOS

EDUCAÇÃO MUSICAL E AUTISMO

Eu, Viviane Louro, estou fazendo uma pesquisa de doutorado no departamento de neurociências-neurologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), que fica na região próxima ao metrô Santa Cruz em São Paulo (Vila Clementino).

A pesquisa visa avaliar os resultados fisiológicos, cognitivos, comportamentais e no desenvolvimento da linguagem que a aprendizagem musical pode trazer para crianças e adolescentes com Síndrome de Asperger. Para tanto, ofereci aulas gratuitas de música por 4 meses para grupos de crianças e adolescentes (6 a 16 anos) com esse quadro diagnóstico. Por se tratar de uma pesquisa científica, houve a necessidade de um processo sistemático e ininterrupto, bem como, necessidade de fazermos testes iniciais e finais, que serão os medidores que embasarão os resultados científicos.As aulas de música ocorreram duas vezes por semana, em dias alternados, com duração de uma hora e vinte minutos cada e serão totalmente gratuitas;

Em breve o resultado da pesquisa…

28 comentários sobre “Música e Autismo – UNIFESP

  1. parabéns , que a pesquise encabece mutas outras. Tenho uma filha de 2,4meses, com autismo e que ama música desde bebezinha. Ela só se acalma com música !que pena que não entre dentro de sua pesquisa. Beijos e parabéns.

      1. Oi, boa noite! Estou como macaco, de galho em galho, minha filha Anna Valentina não está se adaptando com nenhuma terapeuta, chora muito, insistimos, mas não vejo resposta positiva. Só encontro musicoterapia em domicílio, gostaria de encontrar alguma clinica que realize tais terapias desde ABA, TECH e/ou MUSICOTERAPIA em SP. Você poderia por favor me ajudar. Quero muito que minha pequena aprenda a se socializar mesmo que não fale , mas que compreenda, interprete o ambiente em sua volta. Meu tel é. 987835916 TIM – aguardo ansiosamente uma resposta.
        Desde já desejo um feliz , repleto de realizações este ano novo!
        Beijos!
        ass: Victória Mendez

  2. Então meu filho tem diagnostico de Autismo Medio porém tem dificuldade na fala mais gosta muito de dançar e escutar musicas infantis ele não poderia participar deste processo?Ou vocês poderiam incluir crianças com graus mais avançados pois onde meu filho faz terapia tem muitas e todos eles gostam de musica.

    1. Olá…ainda não fechamos tudo sobre a pesquisa…todos terão que passar por um médico da UNIFESP e ele que dirá se o aluno pode participar da pesquisa…se quiser, preencha o formulário que está no blog e me envia que eu deixo cadastrado.

      Beijos

  3. Que interessante, o tema é ótimo, espero que se transforme em livro para poder lê-lo. Li seu livro sobre deficiência e música e gostei muito,

  4. Fiquei muito feliz, trabalho com crianças especiais e crianças com autismo, venho tendo avanços maravilhosos através da música, hoje tenho alounos com autismo mais avançados que não falava e hoje já pronuncias várias palavras, A música é uma grande ferramenta que transforma , e desde já sei que será um grande sucesso, parabéns !!!!

  5. Fiquei muito feliz, trabalho com crianças especiais e crianças com autismo, venho tendo avanços maravilhosos através da música, hoje tenho alunos com autismo mais avançados que não falava e hoje já pronuncias várias palavras, A música é uma grande ferramenta que transforma , e desde, já sei que será um grande sucesso, parabéns !!!!

  6. Achei muito interessante o “”trabalhar com crianças autistas”. Com essa metodologia a ser desenvolvida durante as aulas, vai ser de grande utilidade e benefícios para as crianças inseridas na “Pesquisa”. Vou inscrever o meu neto, de 10 anos e, tenho fé de que tudo vai dar certo. Que ele irá tirar grande proveito!…

  7. Olá, Viviane! Tô super feliz por mais este trabalho seu que JÀ é um sucesso. Ele, com certeza, irá me ajudar bastante, pois este ano estarei dando aula de música a crianças autistas, além dos alunos da classe hospitalar. Sucesso, querida!

  8. Olá Viviane, tenho um netinho de 6 anos autista, quando pego no teclado pra tirar algum som ele vem correndo tocar, sou professor e pedagogo, nunca trabalhei com especiais, gostaria se possível uma dica de como preparar uma aulinha pra ele, pois estou introduzindo-o no mundo do som, desta forma: estou ensinando ele a sentar e se colocar com as mãos no teclado e procurar e conhecer as várias tonalidades de sons, ele já toca as notas agudas e vai na outra ponta e bate as notas graves, percebo que já faz distinção entre os sons, e já aciona sozinho o botão do acompanhamento. Um abraço obrigada pelo trabalho.

    1. Então, o autismo é algo complexo de se trabalhar, fica dificil dar dicas pela internet, eu sugiro que você faça algum curso específico sore autismo e depois algo sobre educação musical ou então o curso que eu dou onde falo sobre as duas coisas juntas. Mas de um modo geral tem que trabalhar com poucos elementos e poucos estimulos, mas em uma forma de fazer que dá certo…mas por internet é mesmo complicado explicar. Um abraço e boa sorte

  9. Olá. Sou concluinte do ensino médio de uma escola particular do RS e estou iniciando meu trabalho de conclusão de Ensino Médio que tem por tema ‘Análise da química cerebral do espectro autista e das modificações provocadas pela Musicoterapia”. Gostaria de saber se você tem sugestão de referência bibliográfica e/ou como estão indo os resultados de sua pesquisa. Se sim, existe um e-mail para que eu possa entrar em contato? Desde já agradeço.

  10. Parabéns Viviane !!! Sou a Patrícia, professora pedagoga que adquiriu seus dois livros. Tenho acompanhado seu excelente trabalho. Gostaria de saber se você estará presente em Brasília, no II Encontro de Educação Musical da ABEM, nos dias 29 e 30 de maio, na Universidade de Brasília. Seria ótimo conhecê-la pessoalmente.
    Um grande abraço, Patrícia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s